Review - Pluto







Sinopse

Baseado em um arco da história de Astro Boy (Tetsuwan Atom) de Osamu Tezuka, Pluto segue o detetive da Europol, Gesicht, enquanto tenta descobrir o mistério por trás de uma série de mortes de robôs e humanos. O caso torna-se muito mais intrigante quando as evidências se inclinam para um assassino em série.


Personal Review


Review de mangá para os leitores do blog! Mas não é um simples mangá, é um seinen que se deu pela união de ideias de dois grandes mangakas de estilos diferentes. Vencedor do 9º Grande Prêmio Anual Osamu Tezuka em 2005 e melhor mangá de 2010 segundo o Seiun Awards.

Pluto é um mangá escrito e desenhado por Naoki Urasawa (conhecido por seu mais notório trabalho Monster e também por 21st Century Boys), e se trata de uma adaptação de um mangá shounen. A ideia original que inspirou a história de Pluto, é o arco “The Greatest Robot on Earth” do icônico Astro Boy, de Osamu Tezuka, detentor da alcunha de “O Pai do Anime”.
Urasawa faz uma versão pessoal do arco de acordo com a sua visão e imerge a trama em um obscuro clima noir, impossível de se aplicar na história original de Tezuka. Além de abordar de forma muito inteligente os temas vistos nas histórias do gênero cyberpunk, principalmente a capacidade de o avanço tecnológico humano ser capaz de criar máquinas capazes de simular uma mente humana perfeita, capaz de se questionar sobre a sociedade e o seu próprio ser. Isto tudo resulta em diálogos profundos e muito bem elaborados entre os humanos e os androides.

O traço do mangá é bem sóbrio e sério, comum nas obras seinen e retrata bem a identidade do autor.




Sobre o plot, acompanhamos o detetive robô Gesicht, da Europol (uma alusão a Interpol, mas que na história, abrange toda a Europa) que é um dos 7 robôs no mundo que possuem uma tecnologia superior. Gesicht é encarregado de investigar o assassinato de Montblanc, um robô suíço amado por muitos e que foi reduzido apenas a sua cabeça, mas o assassino havia deixado uma pista intrigante: galhos posicionados na cabeça de Montblanc, como se fossem chifres. O crime choca o mundo e todos se perguntam como um robô tão poderoso como Montblanc poderia ser morto tão facilmente? Mais tarde um humano é morto pelo mesmo assassino e então Gesicht deduz que os crimes que estão sendo cometidos são da autoria de um robô. Mas como uma criação humana pode matá-los, mesmo sendo programados para não fazer isso?
Gesicht vai obter respostas com a primeira máquina que havia assassinado um humano e que estava preso em segurança máxima, o robô BRAU-1589. Esse personagem coadjuvante proporciona diálogos muito reflexivos com o protagonista, que fica intrigado ao saber que não havia nenhum problema na inteligência artificial de BRAU-1589, teria ele tomado a decisão de matar alguém por conta própria?


O assassino é revelado relativamente cedo no mangá e pra quem conhece a história em Astro Boy, facilmente sabe quem é antes mesmo da aparição em Pluto. O serial killer pretende matar todos os 7 robôs mais poderosos que são: Montblanc, Norse 2, Brando, Héracles, Epsilon, Atom e o próprio Gesicht, que tem que correr contra o tempo para salvar os humanos relacionados na criação dos robôs superiores e os próprios robôs, além de se salvar.
A obra é um thriller de altíssimo nível, com diálogos imersivos, arte e roteiro com a cara do autor, que teve com co-autor Makoto Tezuka, filho de Osamu e suporte da Tezuka Productions. O mangá foi serializado pela Big Comic Original no Japão e veio para o ocidente com o nome: Pluto: Urasawa X Tezuka, publicado pela VIZ Media.

Se vale a pena ler? É sério mesmo que alguém perguntaria isso? Se você gosta de mangás e animes seinen, cyberpunk, ou se já viu ou leu Monster, com certeza vai gostar de Pluto. Naoki Urasawa deu a sua cara a uma história de Astro Boy e teve total êxito nisso.


É isso minha gente, valeu, falou.

Kaz

Guitarrista de várzea, terror dos lanche, menino da informática, alienígena, melhor que seu marido, esculacho seu amigo
Posts do Autor

Título: Review - Pluto
Postado Por: Kaz
« Anterior Proxima » Página inicial